Calibração de instrumentos de medição

Em indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos, petroquímicas, químicas ou plásticas, e em laboratórios de desenvolvimento e pesquisas que utilizam equipamentos com alto nível de precisão é necessário realizar a calibração de instrumentos de medição, pois tais dispositivos têm função de auxiliar na manutenção da qualidade dos produtos ali desenvolvidos, podendo ajudar até em eventuais melhorias nos processos. O controle exato de um processo industrial ou de laboratório só pode ser feito mediante o uso de um equipamento que passa periodicamente pela calibração de instrumentos de medição.

calibração de instrumentos de medição pode ser feita para ajustar equipamentos de medição de diferentes grandezas físicas, como temperatura, pressão, físico-químico, dimensional, massa, peso, volume, óptica e viscosidade, entre outros instrumentos de precisão que possam ser calibrados. A calibração de instrumentos de medição deve ser feita com a maior frequência possível se o objetivo do utilizador for a obtenção de um produto altamente controlado.

O QUE AS NORMAS REGULADORAS DIZEM SOBRE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

calibração de instrumentos de medição é uma exigência de qualidade da maioria das normas de gestão de qualidade, como a ISO 9001, a ISO 22.000 e a ISO 14.000. Todas exigem que a calibração de instrumentos de medição seja feita periodicamente a fim de manter a qualidade dos produtos oferecidos pela empresa.

calibração de instrumentos de medição deve ser feita por uma equipe especializada no assunto, já que este serviço necessita de muita precisão e experiência. Portanto, se a calibração for feita de maneira incorreta, pode acabar afetando a qualidade final do produto desenvolvido.

CRMLAB – REFERÊNCIA EM CALIBRAÇÃO

Operando no mercado brasileiro com serviços como calibração, manutenção e vendas de instrumentos de medição de laboratório e processos, a CRMLAB tem mais de 10 anos de experiência na área de calibração de instrumentos de medição e conta com uma equipe própria para a realização da manutenção corretiva dos equipamentos. A CRMLAB oferece garantia de até 3 meses para cada manutenção, e seus processos têm acreditação do Inmetro/Ipem-SP para realizar manutenções e correções em balanças de até 4 mil quilogramas, em meio a uma variedade de grandes e pequenos equipamentos de precisão. Além disso, a empresa oferece certificado de calibração ao final da visita técnica.

Lista de equipamentos

• Viscosímetro Copo Ford/Zanh/Din
  • Viscosimetro Rotacional
  • Viscosímetro Saybolt